Apresentação

Ocorreu no ano de 2015, a formação do Circuito de Áreas Protegidas da UFV, durante o I Seminário de Áreas Protegidas (SAP) da Universidade Federal de Viçosa, decorrente do projeto do Edital Proext, coordenado pelo prof. João Paulo Viana Leite. Este projeto, intitulado “Aula na Mata: proposta de popularização das ciências ambientais para os ensinos fundamental e médio” possibilitou a aproximação e articulação entre grupos que praticam EA na UFV com professores das escolas públicas.

O objetivo do Circuito foi articular estes grupos que trabalham com Educação Ambiental (EA) nas três áreas protegidas da UFV, conhecidas como Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental (EPTEA) Mata do Paraíso, Mata da Biologia e Horto Botânico. As três áreas apresentam em comum a conservação da biodiversidade e a realização de atividades de EA.

Pretende-se assim, que o projeto busque promover a integração de referenciais teóricos da EA que possam ser trabalhados de forma crítica, havendo uma abordagem ambiental que favoreça a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.