Trilheiros do Sauá

O Grupo de Educação e Interpretação Ambiental Trilheiros do Sauá nasceu no ano de 2013, por meio da iniciativa de alguns alunos e professores da Biologia. Na época, o grupo dispunha de uma equipe de integrantes voluntários que passaram a realizar trabalhos de educação ambiental por meio de trilhas interpretativas na área de mata do Recanto das Cigarras, chamada Mata da Biologia, local de lazer muito conhecido e visitado por estudantes e habitantes de Viçosa. São recebidos grupos de alunos de diferentes idades, desde o ensino fundamental até o ensino superior, além de outros grupos com interesse na temática ambiental.

A área citada encontra-se em processo de regeneração avançado, pois vem sendo conservada há aproximadamente 90 anos, quando deixou de ser usada para cultivo de café e cana-de-açúcar e passou a ter medidas restritivas de sua exploração pela Universidade.

Hoje é possível encontrar grande diversidade de fauna, como mamíferos de pequeno porte: Ouriço, Tatus, Preguiças, primatas como os Saguis, Sauás e aves de várias espécies, como o Jacus, Araçaris, Tangarás, entre outros.
A flora presente também é rica, apresentando esde espécies pioneiras como a Embaúba, até antigos Paus-Brasil, Gameleiras, Sapucaias e a Palmeira Juçara, dameaçada de extinção.

 Coordenação e Orientações

Professora Gínia Bontempo

Professora Thais Almeida Cardoso

Departamento de Biologia Geral

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados